14 / 02 / 2017
CREMERJ realiza 6º Salão de Fotografia
A abertura do 6º Salão de Fotografia do CREMERJ, realizado nessa segunda-feira, 13, contou com a exposição de 98 fotografias e a premiação de dez trabalhos, divididos nas categorias: Coloridas e Preto e Branco (PB). O evento aconteceu na sede do Conselho e as fotografias permanecerão expostas até esta quinta-feira, 16.

O presidente do Conselho, Nelson Nahon, abriu o evento ressaltando a importância do incentivo a arte. “O CREMERJ além de trabalhar muito pela ética médica e outras questões, também estimula o lazer dos médicos e a arte. Gostaria de agradecer a parceria da Associação dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e do júri. As fotos estão excelentes. Parabéns”, disse Nahon, antes de anunciar os nomes dos vencedores.

Já o presidente da Somerj, conselheiro José Ramon Blanco, destacou o apoio da entidade com o CRM nas questões de saúde suplementar e pública, mas também em movimentos culturais. “Tudo o que nos liga à cultura e a arte é muito bem-vindo”, falou Ramon.

O primeiro lugar na categoria PB, com a obra O olhar do Monge, ficou para o patologista Cláudio Pereira. “Esse é o primeiro concurso que participo e, com a experiência, fui me dedicando mais a arte e melhorando, igual na medicina. Essa foto foi tirada em Myanmar, em um mosteiro budista. O segredo de captar uma boa imagem é olhar para a cena e deixar-se atrair por algum detalhe. Tem um pouco de sorte, técnica e edição também”, contou ele.

Vencedor na categoria Colorida, o ortopedista/traumatologista Francisco Álvaro Moura expôs a obra Ardente como fogo. “Esse evento do CREMERJ me incentivou muito a continuar mostrando o meu trabalho de fotógrafo. É a primeira vez que participo de uma exposição e, cada vez mais, me animo com o universo das imagens”, enfatizou.

O segundo lugar, na categoria Colorida, ficou para Carlos Humberto Victória, com a fotografia A chegada, e para José Fernando Ribeiro, em PB, com a obra Engano. Em terceiro lugar, a fotografia Colorida de Fábio Akio foi a vencedora e na categoria PB, a premiação foi para Ricardo Eiras.

Em quarto lugar, na categoria Colorida, a menção honrosa foi para Adriano Gannam Castilho. E na categoria PB, para Rafael Gomes Demôro. Os quintos colocados foram: Rogério Estevam Farias (categoria Colorida) e Tatiana Klejnberg (PB).

A equipe de jurados foi formada pelos fotógrafos Carla Vieira, Márcio Cassol e Caique Cunha. Também participaram do evento o diretor do CRM Gil Simões e os conselheiros Pablo Vazquez e Márcia Rosa de Araujo.  

Os trabalhos vencedores do 6º Salão de Fotografia podem ser apreciados na sede do CREMERJ até dia 10 de março.